Cachoeiras da Região de Visconde de Mauá

As atrações são muitas, por isso resolvemos listar as principais cachoeiras em Visconde de Mauá, para ajudar quem tem pouco tempo pra ficar a escolher o melhor, ou qual o primeiro lugar pra visitar entre as diversas vilas da região. Antes de mais nada, precisamos ressaltar que TODA A REGIÃO, conhecida apenas pelo nome de Visconde de Mauá, é formada por várias vilas, sendo que as principais são as vilas de Visconde de Mauá, de Maringá e de Maromba.

Cachoeira Véu da Noiva:

Um lugar em meio a mata, de tranquilidade e sossego, rodeado de árvores, o som dos pássaros e da cachoeira. E o visual é encantador, com uma majestosa queda d’água de 30 metros entre as pedras, proporcionando um banho revigorante. Para que você possa desfrutar de toda a paz e tranquilidade que esse lugar tem a oferecer, é ideal que você vá nos horários que não há tanto movimento.

cachoeira-veu-de-maua

Como chegar?

O acesso é fácil, a aproximadamente 1km da Vila da Maromba. Siga na estrada Maromba x Escorrega por 500 metros, onde encontrará uma bifurcação. Siga à esquerda, subindo aproximadamente 100 metros. Você encontrará uma trilha, também à esquerda. Siga nessa trilha por mais 200 metros e você estará na cachoeira. Até a trilha, você poderá chegar no seu próprio carro ou a pé.

Poção da Maromba:

Também conhecido como Poção da 7 metros, lugar maravilhoso para banho e natação, mas também pra quem gosta de aventura! Além do poço enorme, de aproximadamente 5 metros de profundidade, você também verá uma pedra acima do poço que é ideal para quem gosta de saltar.

Poção-do-Maromba

Portanto, pede-se um pouco mais de cuidado, pois o salto pode chegar a 7 metros da pedra até dentro da água. Como medida de segurança, você pode fazer um reconhecimento do local, se informar com os moradores da região ou os guias que podem estar no local.

Como chegar?

Siga na estrada Maromba x Escorrega por 1km, onde haverá um mirante à direita na beira da estrada, onde você vê o poção. Siga por aproximadamente 100 metros e encontrará uma trilha que levará ao poção. Até a trilha, você poderá chegar no seu próprio carro ou caminhando.

Cachoeira da Santa Clara:

Uma das mais famosas e mais belas da região. Fica dentro da mata, cercada de floresta, ao som de pássaros, e facilmente pode vê-los. A água escorre numa queda de 30 metros, quase vertical! Além do poço, a água borrifada oferece também uma excelente ducha natural.

cachoeira-da-santa-clara-visconde-de-maua

Como chegar?

Siga na estrada Maringá x Maromba, passando por toda a vila de Maringá. Você encontrará uma ponte à direita, sobre o Rio Preto. Atravesse a ponte e siga por aproximadamente 500 metros. Haverá uma bifurcação, siga à esquerda por mais 500 metros. Você encontrará uma trilha à direita, e é só descer e chegará na cachoeira. A trilha é de fácil acesso, também para crianças e idosos. Assim como a trilha, a estrada também é de fácil acesso, porém o estacionamento é na estrada e em tempos de alta temporada recomendamos ir de carro somente até a primeira ponte que atravessa o Rio Preto.

Cachoeira do Escorrega:

Muito famosa e visitada na região, lugar onde você pode conciliar lazer, sossego e um pouquinho de aventura! Seu nome é originado da rocha lisa onde fica a queda d’água com aproximadamente 20 metros, e possibilita aos banhistas que escorreguem por ela até o poço. O lazer e o esporte radical andam juntos.

cachoeira do escorrega em visconde de maua

Quem visita essa cachoeira se diverte deslizando pela pedra, seja sentado, de peito, de trenzinho, e tem aquele que se arriscam até em pé! Contudo, recomendamos muito cuidado, certifique-se que haja alguém por perto ao se aventurar pela pedra!

Como chegar?

Fica a aproximadamente 2,5km da Vila da Maromba. Siga na estrada Maromba x Escorrega até o ponto final da estrada e estará na cachoeira. O acesso é fácil, portanto em tempos de alta temporada ou feriados que há muito movimento, não recomendamos ir de carro, pois a estrada é estreita sujeita a engarrafamentos. Você poderá facilmente chegar caminhando!

Nos arredores da cachoeira, você encontra restaurantes, e há um estacionamento pago antes da cachoeira.

Cachoeiras do Alcantilado:

O Vale do Alcantilado é um paraíso à parte. Uma sequência de nove cachoeiras é um dos destaques mais belos da região de Visconde de Mauá, e encanta todos que visitam. Uma caminhada entre a mata cheia de aventuras. Entre as nove cachoeiras, tem para todos os gostos. Cada cachoeira tem sua particularidade e oferece ao turista banhos revigorantes em meio ao sossego da mata. Além das belas cachoeiras, o local oferece de belos mirantes onde podemos ter uma vista incrível em meio a uma natureza preservada.

cachoeiras do alcantilado visconde de maua

Como chegar?

Siga na estrada Maringá x Mauá até a entrada da Gávea. Após a Gávea, siga na estrada Maringá x Mirantão por aproximadamente 6,5km. Você encontrará uma estradinha à esquerda. Entre, e siga por mais aproximadamente 1km e estará na entrada da Fazenda para as cachoeiras.

As trilhas são fáceis, sinalizadas e limpas, e para visitar as nove cachoeiras caminhamos aproximadamente 3km ida e volta pelas trilhas. É importante salientar, que as cachoeiras se encontram dentro de uma propriedade particular adaptada e adequada à visitação, portanto cobra-se uma taxa para de manutenção e limpeza. **No sítio é proibida a entrada de animais domésticos e bebidas.

Cachoeira do Marimbondo:

Situada no Vale do Pavão, é um paraíso escondido em meio a mata. Um lugar hipnotizante, um paraíso a parte, a cachoeira do Marimbondo encanta por todos os detalhes. A vista magnífica lá do alto, onde a gente se sente um pouquinho mais perto do céu, é possível ver todo o vale de Visconde de Mauá.

cachoeira do marimbondo

Um lugar rodeado pela mata, dispondo de um agradável clima de sossego e tranquilidade embalado pelo cantar dos pássaros. O poço de águas esverdeadas e cristalinas, e a água gelada vem para lavar a alma e revigorar as energias.

Como chegar?

Siga na estrada Maringá x Mauá. Entre na estrada do Vale do Pavão, e siga por aproximadamente 7km em subida, até o alto do Marimbondo. No fim da estrada há uma barreira com dois troncos na estrada que sinalizam o final. No final da estrada, há uma trilha sinalizada por uma placa, à esquerda na beira da estrada. Desça pela trilha caminhando por aproximadamente 10 minutos.

O acesso à cachoeira é um pouco difícil, a trilha é íngreme, escorregadia e em época de chuva a estrada fica um pouco mais esburacada. Recomendamos a escolha de uma agência de turismo que poderá acompanha-lo até lá, ou o aluguel de quadriciclos que são melhores para as condições de acesso da estrada. Ou para quem gosta de caminhar, é uma boa opção para desfrutar das belezas do caminho.

Toca da Raposa:

Um lugar de cenário encantador como todas as outras, porém pouco visitado. Cercada pela mata e a beleza que a acompanha, a Toca da Raposa tem suas águas claras descendo um paredão de pedra, formando uma magnífica cascata.

cachoeira toca da raposa

Como chegar?

Siga na estrada Maringá x Santa Clara. Após a ponte da Santa Clara, em uma bifurcação siga à direita. Siga por aproximadamente 1,5km. Haverá outra bifurcação, dessa vez, entre pela esquerda e siga as placas até a indicação da trilha que levará até a cachoeira.

A trilha é fácil, porém um pouco longa, cerca de aproximadamente 300 metros. Na entrada para a trilha, há um barzinho que abre aos fins de semana, e estacionamento.

Cachoeira da Prata:

Localizada no distrito de Mirantão, é composta por 3 cachoeiras maravilhosas que encantam a todos que visitam. Dentre as cachoeiras, a primeira delas tem o melhor poço para banho, mas a beleza das 3 compõe um cenário maravilhoso em meio a mata! É também o local ideal para lazer, passeio que pode se estender por um dia inteiro!

cachoeira da prata visconde de maua

Como chegar?

Siga na estrada Alcantilado, sentido Mirantão. Ao chegar na vila de Mirantão, atravesse a vila e quando chegar na praça, siga pela estrada à esquerda, por aproximadamente 5km, e estará na cachoeira.

No local, há um restaurante que serve também petiscos, lanches e bebidas em geral.

Cachoeira do Rio Grande:

A cachoeira do Rio Grande, também é muito famosa na região mas não fica em Visconde de Mauá. Fica localizada na Vila de Santo Antônio do Rio Grande – MG, mas é um passeio que vale muito a pena, e fica só a 22km de Visconde de Mauá.

cachoeira do rio grande

Com uma queda fascinante, água gelada que proporciona um banho revigorante, e área ideal para quem procura lazer.

Como chegar?

Siga na estrada Alcantilado, sentido Mirantão. Ao chegar na vila de Mirantão, siga sentido Santo Antônio do Rio Grande. Ao chegar na vila de Santo Antônio, siga na estrada sentido Rio Grande por aproximadamente 6km e estará na cachoeira.

No local, há um bar onde são vendidos diversos tipos de porção dentre outros aperitivos, e bebidas em geral. Não é permitida a entrada com bebidas e alimentos na cachoeira.

Cachoeira 5 Estrelas:

Também localizada em Santo Antônio, situada em meio a mata tem uma vista de tirar o fôlego! A queda da cachoeira engrandece toda a maravilha da mãe natureza. Além da magnífica queda, há o poço ideal para banho.

cachoeira 5 estrelas bocaina de mians

Como chegar?

Siga na estrada Alcantilado, sentido Mirantão. Ao chegar na vila de Mirantão, siga sentido Santo Antônio do Rio Grande. Ao chegar na vila de Santo Antônio, siga na estrada sentido Paiol por aproximadamente 6km e estará na cachoeira.

  • Mas além das cachoeiras, há ainda, o famoso Mirante do Zé Manoela! Com aproximadamente 1.800 metros de altitude, a vista de tirar o fôlego, contempla toda a região montanhosa da Serra da Mantiqueira.

VALE RESSALTAR!!

Como esse passeio pode ser um pouco longo e considerando a distância de Visconde de Mauá e ainda as condições de acesso de alguns locais, para que durante o seu passeio não aconteçam imprevistos e nem o risco de se tornar um transtorno, aconselhamos que esse roteiro seja feito por uma agência de turismo da região que pode te proporcionar uma experiência incrível!

2018-11-18T09:57:54+00:00